Dicas para quem está escolhendo uma profissão.

Se você está na fase do questionamento sobre que carreira seguir ou conhece alguém que esteja passando por isso, acho que esse texto vai te ajudar. Mas se você já escolheu sua carreira e a questão é se deve continuar ou não, falarei sobre isso em outro texto. 

Quantas profissões novas surgiram nos últimos anos?  Especialista em Móbile Marketing, Analista de SEO – Search Engine Optimization -, Gestor de Mídias Sociais, Advogado em Direito Eletrônico, Engenheiro de Segurança, Gerente de Eco Relações e por aí vai, a cada dia surgem novas profissões que nascem em razão da própria dinâmica e necessidade do mercado.

Para o futuro bem próximo, tendo em vista que a população está à cada dia conseguindo viver mais graças às novas descobertas no campo da medicina e da neurociência, um novo mercado surge com grande potencial: as atividades voltadas para atender pessoas mais velhas. E o mercado não irá parar de mostrar novos caminhos e novas oportunidades.

Até bem pouco tempo as opções eram bem mais restritas. Você escolhia uma profissão e as variáveis dentro de cada uma eram limitadas, com exceção de algumas faculdades como: Direito, Medicina e Engenharia que ainda ofereciam algumas poucas alternativas. Hoje tantas são as carreiras dentro de cada área que, ao mesmo tempo que aumentam as possibilidades de fazermos as escolhas certa, também aumentam as possibilidades de nos confundirmos ou perdermos o foco.

O caminho tradicionalmente seguido na busca de uma profissão é o de conhecer bem a fundo cada uma que desperte o interesse, a curiosidade e baseados nas descrições das mesmas, ver se têm ou não a ver com nosso perfil. Existem também  técnicas que se propõem a fazer uma análise do perfil pessoal através da aplicação de testes que ajudam a direcionar o caminho: os chamados Testes Vocacionais. Nada contra eles, pelo contrario, acho que tudo que tiver um bom embasamento, deve ser feito para ajudar a clarear esse momento tão difícil e tão importante na vida dos jovens: a escolha da profissão.

É fundamental saber que nenhuma faculdade irá prover o aluno com todo conhecimento necessário para a profissão que busca. Entrar num curso com essa expectativa é frustração garantida. Os estágios, as residências médicas, formações paralelas ligadas ao mercado que busca, são fundamentais para se obter um melhor preparo. O trabalho na área e o estudo serão a base para que o aluno comece a vida profissional um pouco mais preparado.

Mas que profissão escolher? Gosto de direito, arquitetura e psicologia! Tão diferentes… Me sinto perdido. Essas dúvidas são naturais pois somos seres com vários gostos e vários interesses. O caminho para se chegar a uma escolha mais próxima de seu perfil é tentar ver o que te atrai em cada profissão e ver qual das profissão tem o maior número dos fatores que te motivou.

Por exemplo: digamos que o que te atrai em direito é o fato de poder ter o conhecimento das leis e saber usá-las de modo correto com bom embasamento, e o que te atrai em arquitetura é o ludismo que a profissão passa: algo moderno, livre, de bom gosto e que na área da psicologia adore pensar que poderá ajudar pessoas em seus problemas utilizando conhecimentos adquiridos de tantos grandes nomes da história. Se fosse resumir seus interesses misturando um pouco de tudo poderia sair algo como:

“Entender o funcionamento da sociedade e poder agir para ajudar as pessoas tendo liberdade e beleza para me expressar”. Quem sabe isso seria uma síntese das qualidades encontradas no misto das atividades descritas. E essa síntese remeteria a que profissão? 

Um arquiteto que utilizasse um bom conhecimento humano e legal para realizar projetos? 
Um profissional de psicologia que utiliza o conhecimento legal e humano trabalhando num consultório moderno, aconchegante, charmoso…?

Procure encontrar em cada profissão que te atrai o verdadeiro motivo que te atrai, misture tudo e veja, com os olhos do coração, onde conseguiria realizar mais. Aí estará sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *