E para quem já começou a vida e está questionando o que fazer?

Poucos são os felizardos que acertam na vida de primeira. Escolhem uma faculdade, entram numa empresa e seguem suas vidas construindo uma carreira ou exercendo uma profissão que os realize.

Outro dia estava lendo a história do Alberto. Ele era um bom estudante de medicina, que sempre sonhara ser médico, até o dia em que seu pai faleceu repentinamente e ele se viu obrigado a assumir a padaria do pai para poder pagar as contas da família. Para isso teve que trancar a faculdade que tanto gostava. Passado um tempo, vendeu a padaria e voltou para a faculdade de Medicina, mas ao retornar sentiu que o gosto pela Medicina já não era mais o mesmo. Um novo sentimento despertara nele que o fez perceber seu gosto pelo comércio e, mais especificamente, pela área de alimentos. Montou um negócio, vendeu, montou outro, entrou no ramo de pizzarias até perceber que comida árabe podia ser um bom negócio, ainda mais se conseguisse vender a um preço popular. Esse é um resumo da história do Habib’s. Um potencial médico que se descobriu um excelente empreendedor e empresário.

Só Deus – e o próprio Alberto – sabem as dificuldades que ele certamente passou até chegar onde está hoje. Captar clientes, administrar funcionários, legalizar todo o negócio, lidar com fornecedores, com concorrentes… Vemos apenas o lado romântico da história, as noites mal dormidas, as dúvidas, os medos que só ele viveu e certamente ainda vive, só ele sabe. Mas esse é o preço a pagar para aqueles que querem se firmar de modo diferenciado e único num mercado super concorrido. E isso não vale apenas para quem abre um negócio próprio, vale também para quem trabalha em uma empresa e quer crescer.

Conto essa história com a intenção de mostrar que podemos mudar ou melhorar nossa posição em qualquer momento de nossas vidas. Tudo precisa ser feito com tranqüilidade, perseverança e coerência.

Digamos que você tenha estudado Direito mas a vida o levou a trabalhar no comércio e seu sonho é voltar para sua área de formação ou algo similar, como fazer? Ou digamos que você esteja numa empresa e deseja crescer, mas tem um chefe difícil que não te dá espaço, pois precisa muito do seu trabalho e não admite a possibilidade, sequer, de você ser promovido. Como fazer? Ou digamos que sua empresa fechou e você se vê frente à duas possibilidades: a oportunidade de tentar abrir um negócio que sempre sonhou ou não arriscar e voltar para o mercado de trabalho. Ou ainda digamos que você está no seu trabalho, tem um bom salário, é reconhecido como um bom profissional com chances de crescimento na empresa mas…. está infeliz e quer tentar algo novo. E digamos que tudo isso se dê com você tendo família, custos fixos e muitas contas a pagar.

Se viu em alguma dessas situações? Ou em um momento muito parecido? Então é hora de avaliar sua vida de modo objetivo e construir o: Plano da Sua Vida – PSV.
Amanhã explico como trabalho na construção desse Plano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *