Construa o Plano de Sua Vida

No meu último texto eu falei sobre uma ferramenta que uso e chamo de PSV – Plano da Sua Vida. Um PSV não é um Plano de Negócios nem um Planejamento Estratégico, é algo bem maior e muito mais flexível, porém bem mais profundo. É um Plano que te ajudará em cada momento de sua vida traçar pequenas e factíveis metas que irão te auxiliar na sua auto-avaliação e te ajudar a ver se o que está fazendo está te tornando mais feliz.

Para estruturar o PSV você precisará de apoio de amigos, familiares e disposição para ouvir e ler comentários sobre você, sem retrucar, sem censurar. Deverá estar disposto a se ver pelos olhos dos outros e depois a avaliar o que faz sentido para você. 

A elaboração é feita em 7 Etapas:

 

Etapa 1: Descobrir como eu era.

Até um determinado momento de nossas vidas conseguimos estar bem próximos de nossa essência. Esse momento varia de pessoa para pessoa e, à medida que vamos crescendo, a tendência é que nos distanciemos de nós mesmos, distanciemos de nossa essência e vamos perdendo a nossa coerência. Para tentar resgatar um pouco disso, é conveniente que contemos com a ajuda de amigos e familiares que nos conheçam há muito tempo. Escolha alguns e ligue para eles informando que está preparando uma auto-avaliação e que gostaria que respondessem algumas perguntas que você enviará por email. As perguntas devem ter o seguinte teor:

 

  • Que tipo de criança eu era?
  • Do que eu gostava de brincar?
  • O que mais me chamava a atenção?
  • Como você poderia me descrever?
  • Que carreira você diria que eu seguiria?
  • Como você me vê hoje?
  • O que mudou em mim?

 

Etapa 2: Ver como você se vê

Enquanto as respostas chegam você deve parar e analisar como você se vê. As perguntas agora são pra você mesmo. E as perguntas são as mesmas que enviou para os escolhidos.

 

Etapa 3: Misture tudo

Com as respostas recebidas e com sua avaliação, veja o que encontra em comum, o que te chama mais a atenção. Veja o que mudou, que caminho seguiu e monte uma descrição que seja o mais próxima possível da sua essência.

Essas três primeiras etapas devem ser feitas com muita calma, sem um prazo definido. O importante é você perceber o quão próximo ou distante encontra-se de você mesmo.

 

Etapa 4: O que busco

Esse Plano está nascendo pois você busca uma avaliação do seu momento. Algo está incomodando e você gostaria de eliminar esse incômodo. E isso pode se dar através de várias maneiras. Essa etapa é voltada para comparar o que você quer com o quem você é. Se você busca uma mudança de área na empresa que trabalha deverá analisar se o seu verdadeiro perfil, se esse ser que você acabou de definir, ficará feliz na nova posição. Ou se está avaliando partir para uma nova carreira deverá comparar as atividades a serem exercidas nessa nova profissão com a pessoa que você definiu. Para montar um negócio então, todo cuidado é pouco. O quanto do seu perfil será útil nesse novo negócio?

 

Etapa 5: Como fazer

Nessa hora você deverá entrar com um Planejamento mais tradicional avaliando onde está, onde quer chegar e que etapas deverá passar. E o que é muito importante, quanto tempo isso levará e quanto custará. Tempo e dinheiro são fundamentais para realizar sonhos.

 

Etapa 6: Fazer

Tendo definido seu perfil, avaliado sua busca, optado por um caminho, estruturado um plano, hora de fazer. Fazer não é simples. Implicará em mudar sua rotina, em acrescentar coisas que não existiam no seu dia a dia, em diminuir despesas, cortar gastos. Para pegar algo novo terá que largar algo antigo.

 

Etapa 7: Acompanhar

Sinto dizer que tudo isso que você fez, o Plano de Sua Vida que terá acabado de elaborar, vai mudar com o tempo. A medida que você se aproxima mais de você, novos valores irão surgir, novas facetas suas irão aparecer e verá que o PSV deverá ser reescrito com novos temperos. Que bom que é assim. Mas tudo dentro de uma coerência, é como se você estivesse purificando a água cada vez mais com um filtro mais fino.

 

Então, você que já está na estrada, já está seguindo um caminho e,

 

“Se as coisas não saíram como pensei posso estar feliz por ter hoje para recomeçar. 

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.”

 

Charles Chaplin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *